Piedade do Rio Grande recebe curso de Artesanato de Tecidos

Piedade do Rio Grande recebe curso de Artesanato de Tecidos
Aline Furtado, de Juiz de Fora
Oito mulheres de Piedade do Rio Grande participam nesta semana do curso de Artesanato de Tecidos, promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais do município, Associação de Moradores, Agricultores e Artesãos Familiares de Piedade do Rio Grande e o SENAR MINAS.
A intenção da presidente da associação, Maria do Carmo Silva, é criar, juntamente com outras participantes, uma cooperativa, que poderá dar origem a uma pequena confecção. Já trabalhamos com crochê, tricô, bordado, artesanato em palha, entre outros. Agora queremos incentivar a prática e a produção de peças em tecidos, as quais serão expostas e comercializadas na loja da associação. Esta é a ideia para começarmos o trabalho que poderá crescer com o passar do tempo.
Se depender do que relata a instrutora Luzia Jardim Santos de Abreu, o sucesso do grupo está garantido. Tenho tido a oportunidade de perceber, que o mercado de produção de peças em tecidos está carente de mão de obra nos grandes centros. Em algumas localidades, as fábricas têm a produção concentrada, em sua maioria, em municípios de pequeno porte.
Esta é a segunda vez que o curso é ministrado em Piedade do Rio Grande. Há mais de dez anos não tínhamos esta formação aqui. Agora a demanda foi da própria associação, que aponta o ramo como oportunidade de negócio, revela o mobilizador Kelson Pablo Almeida Nogueira. No curso, as participantes terão noção de equipamentos de costura, tipos de tecidos, aprenderão a manobrar as máquinas, passando, então, para a parte prática, que engloba o traço do molde, a construção de novos moldes e a montagem das roupas.
www.sistemafaemg.org.br

Alimentos & Bebidas
Artesanato
Turismo