Mulheres participam de curso de artesanato em tecido no sul do Pará


Curso ensina a confeccionar calças, camisas e outras peças do vestuário.
Objetivo é fazer a roupa das próprias famílias e aumentar a renda.
Do G1 PA
Alunas aprendem a fazer peças do vestuário.
Encerra nesta sexta-feira (28), o curso de artesanato em tecido para mulheres de agricultores da comunidade Nova Glória, emRedenção, no sul do Pará. O objetivo é que elas possam confeccionar a roupa dos próprios familiares e ajudar a aumentar a renda do lar.
O curso ensina as mulheres a confeccionarem calça, camisa, vestido, bermuda e outras peças do vestuário, produzidas a partir de moldes cortados pelas próprias aprendizes do corte e costura, identificadas por meio de um levantamento na comunidade realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater).
Segundo a aluna Sueli Mattos, o curso veio aperfeiçoar o conhecimento prévio que ela já possuía. Eu tinha noção sem técnica, agora concilio os dois lados. Vou comprar uma máquina de costura e pretendo ganhar dinheiro, disse Sueli.
Nossa expectativa é que só com as mulheres produzindo peças para a família a economia no orçamento doméstico seja de 30%, afirma a socióloga da Emater, Margareth de Oliveira, que acompanha o processo produtivo.
No término do curso, as peças produzidas serão expostas pelas mulheres de agricultores. Elas já solicitaram a Emater um novo curso para a produção de peças íntimas, que deve ser realizado ainda no mês de março.

Alimentos & Bebidas
Artesanato
Turismo