Mulheres de Aral Moreira recebem qualificação

Dando sequência a sua grade de cursos, o Sindicato Rural Patronal em parceria com a Prefeitura Municipal e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), promoveu na semana passada mais dois cursos de capacitação e qualificação a comunidade de Aral Moreira.
Os cursos Conserva de Frutas e Hortaliças e Artesanato em Palha de Milho foram ministrados paralelamente na sede do Sindicato Rural local e contaram com a participação de cerca de 25 pessoas, na sua totalidade mulheres.
Ministrado pela educadora do Senar, Isaura, o curso de Conversa de Frutas e Hortaliças aconteceu entre 19 a 21 de março e teve como objetivo desenvolver produtos baseados nos métodos de conservação de alimentos aplicando técnicas e boas práticas de higiene. Durante o curso foram abordados diversos conteúdos, entre eles processo de conservação, técnica de cristalização de fruta, técnica para o preparo de doce em massa, técnica de conserva de hortaliças: conserva em vinagres, molhos e saladas e medidas de segurança no trabalho, entre outros.
Já o curso de Artesanato em Palha de Milho teve como objetivo aprimorar o conhecimento das artesãs do município na confecção de produtos com a palha de milho. O curso foi ministrado pela educadora do Senar Rosita das Graças Teixeira e também aconteceu no período de 19 a 21 de março.
Na ocasião, foram desenvolvidas aulas - teóricas e práticas - com as artesãs que teve a palha de milho como principal matéria prima. Entre os conteúdos abordados junto aos participantes foram: tingimento, seleção de palhas, confecção de produtos, entre outros.
Agora, o Sindicato Rural se mobiliza nos preparativos de mais um curso - de orquídeas -, o que deverá acontecer entre os dias 8 e 9 de abril, na sede do Sindicato local.

Fonte: Folha de Campo Grande

Alimentos & Bebidas
Artesanato
Turismo