Governo oferece oportunidade para implemento de renda por meio da inclusão produtiva do projeto Recriarte


São cursos que mudam a vida das pessoas, como a da dona de casa Kátia da Silva, que fez a oficina de confecção de bonecas e já sente a diferença nos ganhos no final do mês
A inclusão produtiva por meio de oficias e cursos semiprofissionalizantes oferecidos pelo projeto Recriarte permitem aos beneficiados um implemento na renda, além da possibilidade de convívio com instrutores e colegas de capacitação. De acordo com a coordenação do projeto do governo do Estado, por ano são capacitadas entre 1,2 mil e 1,4 mil pessoas com cursos e oficinas gratuitos, em diversas áreas. Os interessados em participar das capacitações devem procurar uma das unidades do Recriarte em Palmas e se inscrever em um dos 20 cursos e oficinas ofertados.
Com o slogan Nossas mãos, nossas vidas, trabalhando felizes, o projeto tem como objetivo incentivar a geração de renda através de atividades criativas como a confecção de peças de artesanato. Segundo a coordenadora do projeto, Maria Aparecida Seixas, a equipe de profissionais o projeto Recriarte é capacitada para apresentar a melhor forma de geração de renda a partir da utilização de materiais de baixo custo. Este é um projeto muito bonito, muito inovador, que se encaixa bem no slogan escolhido para ele, disse.
As capacitações, conforme a coordenadora do projeto, são divididas em cursos semiprofissionalizantes (cabeleireiro, manicure, panificação, costura básica) e oficinas de artesanato (arte em retalho, em vidro, bordado livre, pintura em tecido, patchwork. De acordo com Maria Aparecida, os cursos são padronizados e com carga horária mais estendida, enquanto as oficinas de arte são realizadas conforme a demanda por inscrições. A gente capacita, por ano, entre 1,2 mil e 1,4 mil pessoas que, depois dos cursos, recebem certificados registrados e podem começar a desenvolver suas atividades, frisou.
São cursos que mudam a vida das pessoas, como a da dona de casa Kátia da Silva, que fez a oficina de confecção de bonecas e já sente a diferença nos ganhos no final do mês. Eu aprendi dois modelos de bonecas e para mim foi maravilhoso, pois é uma oportunidade de gerar renda para a minha família, disse. Além dos ganhos mensais, a possibilidade de trabalhar mais perto dos filhos foi um outro ponto positivo descrito pela beneficiada. Agora eu posso trabalhar de casa e tenho mais tempo para as minhas crianças, destacou.
Kátia contou ainda que iniciou a capacitação no projeto Recriarte por recomendação médica e que o convívio com professores e colegas de turma foi um grande auxílio. Foi uma terapia. O médico recomendou que eu fizesse uma terapia ocupacional e lá, para mim, foi até mais do que isso. Além da renda extra, teve também essa parte emocional que foi muito importante, salientou.

Consciência ambiental
Mais do que simplesmente capacitar pessoas para uma geração de renda a partir da inclusão produtiva, o Recriarte apresenta uma característica muito importante, com o uso de materiais reaproveitados. A oficina de reciclagem ensina aos alunos a reutilizarem materiais que muitas vezes é jogado no lixo e transformá-los em pequenas obras de arte. Pelo bazar da unidade central do projeto, na Quadra 104 Sul, em Palmas, é possível encontrar peças confeccionadas com caixas de leite, cadeiras antigas, coadores de papel. Nós achamos o material no lixo, limpamos, lavamos e utilizamos como matéria-prima para artesanato, destacou.

Público
As pessoas interessadas em participar das capacitações do projeto Recriarte devem ter mais de 18 anos (a partir de 16 podem acompanhar as aulas como ouvintes, mas sem certificação) e levar um documento de identidade a uma das unidades do projeto. Para mais informações, a coordenação disponibilizou os telefones das unidades para atendimento do público.

Unidade 1 - Central
104 Sul, Rua SE 07, Lote 29
Plano Diretor Sul - Tel: (63) 3218 2233

Unidade 2 - Região Norte
305 Norte, Alameda 02, Lote 02
Plano Diretor Norte - Tel: (63) 9247 3209

Unidade 3 - Região Sul
Rua Amazonas, esquina com Rua Tefê, Quadra WS 01
Jardim Aureny I - Tel: (63)3218 2047

Unidade 4 - Região Sul
Avenida J, Quadra 170 A, Lote 14
Jardim Aureny III - Tel: (63) 3218 1985
http://surgiu.com.br/

Alimentos & Bebidas
Artesanato
Turismo