Faculdade faz cerveja artesanal para ensinar produção de biocombustível

A cerveja Festiva, feita por alunos da Fatec.
Produto, que não será comercializado, é feito para demonstrar o processo de fermentação nas aulas da Fatec Araçatuba
Alunos do curso de graduação tecnológica de Biocombustíveis da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Araçatuba fizeram, no último dia 30, o lançamento simbólico da cerveja que produzem durante as aulas de fermentação. A Festiva, cerveja artesanal de fermentação Ale, poderá ser degustada em um evento a ser promovido na cidade, mas não será vendida.
A ideia de produzir cerveja surgiu com a necessidade de criar mecanismos pedagógicos para mostrar aos estudantes os processos fermentativos. Para os alunos, mais interessante que produzir álcool hidratado em laboratório acabou sendo demonstrar como se faz uma bebida que é consumida em todo o País.
A produção artesanal começou em 2012 e foi repetida em 2013. O coordenador do curso de Biocombustíveis da Fatec Araçatuba, Hildo Costa de Sena, conta que, para transformar o aprendizado em algo ainda mais interessante, optou pela receita de uma cerveja do tipo Ale. Dividimos as cervejas, basicamente, em Larger e Ale, afirma. No Brasil, explica, o primeiro tipo é o mais comum. Como o brasileiro conhece pouco as cervejas Ale, achei que uma receita desse tipo despertaria curiosidade, diz Sena.
Além de servir como caminho para demonstrar a fermentação, a produção de cerveja incorpora outros temas importantes ao aprendizado dos alunos: gestão, negócios, qualidade. Por isso, as etapas de embalagem, rotulagem e lançamento da Festiva são também pedagógicas. O nome do produto e seu rótulo foram eleitos pelos alunos.
A Fatec Araçatuba promove oficinas gratuitas de produção de cerveja abertas à comunidade. Três dessas oficinas estão previstas para 2014.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza
http://www.brejas.com.br

Alimentos & Bebidas
Artesanato
Turismo