Curso técnico em segurança alimentar e artesanato capacita famílias de pequenos agricultares

Projeto presta assistência técnica para mais de 20 mulheres da área Rural de Chapada dos Guimarães (67 quilômetros de Cuiabá). Elas foram selecionadas para participarem do curso técnico em segurança alimentar e artesanato, com enfoque em turismo rural e será realizado na Pousada Laura Vicuna.
A Coordenadora do Projeto de assistência técnica e extensão rural (Ater), Denise Ávila Gutterres, explica que, que durante três dias, do dia 3 ao dia 5, o grupo se reunirá para elaborar materiais técnicos que serão levados para as comunidades rurais. Durante o curso, vão ser elaborados folder e manual de boas práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos, curso técnico de pactch apiquê em tecido, palestras sobre alimentos seguros e políticas públicas.
O curso é realizado pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e conta com o trabalho de 32 extensionistas sociais que têm a incumbência de levarem informações para os produtores rurais. Os conhecimentos transmitidos vão; desde a fabricação de um queijo até a montagem de fossas sépticas nas propriedades.
Para o diretor técnico da Empaer, Almir de Souza Ferro, é a capacitação técnica é fundamental para o desenvolvimento da agricultura familiar. Ainda segundo ele, o papel da extensionista é também é um agente que também leva tecnologia para as famílias rurais. A empresa não pode perder a sua capacidade técnica, precisa manter o quadro de funcionários atualizados e motivados para atender o produtor rural, enfatiza.
Já a extensionista social, Elizabeth Maria Santos, lembra que o último encontro técnico foi realizado em 2006, no município de Cáceres, e acredita que a troca de informações e conhecimentos deve acontecer constantemente.
A extensionista, Joaquina Tenório de Moura, ressalta que cursos assim devem acontecer pelo menos uma vez por ano. Já Carmencita Stefanello Tabareli, também a extensionista, espera obter durante a atualização técnica suporte com informações que fortaleça o trabalho que executa na área de agroecologia e agroindústria.
http://www.olhardireto.com.br

Alimentos & Bebidas
Artesanato
Turismo