Curso ensina como produzir artesanato com taboa em Fátima do Sul

Curso ensina como produzir artesanato com taboa em Fátima do Sul

Washington Lima / Fátima News
Curso esta acontecendo na sede do Clube Mães, próximo a Igreja Matriz de Fátima do Sul. Foto: Divulgação
Teve inicio na manhã desta segunda-feira (18), o curso de artesanato com taboa que está sendo ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em Fátima do Sul, com a parceria do Sindicato Rural e Clube de Mães Santa Rita de Cássia de Fátima do Sul, vai qualificar um grupo de 15 pessoas.A qualificação tem carga horária de 40 horas.
A taboa, conforme o Senar/MS, é uma planta encontrada em brejos, rios e açudes de várias partes do Brasil. Nesta semana estará sendo oferecido o primeiro modulo básido, que vai demonstrar como utilizá-la por meio da técnica de retirada de folhas, secagem, utilização e preparação das fibras e de trançados.
A qualificação tem carga horária de 40 horas e vai capacitar os alunos para produzirem: chapéus, bolsas, esteiras, chinelos e assentos de cadeira, entre outros itens.
Segundo a artesã e instrutora do Senar/MS, Lourdes do Amaral Rocco, este tipo do artesanato é cada vez mais comum em Mato Grosso do Sul. Quando novas maneiras de produzir surgem, o interesse das pessoas aumenta. A confecção de artigos por meio da taboa é um exemplo disso, pois o artesão não gasta nada com a matéria-prima, o que é um ótimo negócio para ele, disse Lourdes .
A capacitação possui mais um módulo, que estará sendo oferecido também em Fátima do Sul na próxima semana entre os dias 25 e 29 de agosto, voltado para a confecção de peças por meio de técnicas de trançado.
Para participar do módulo 2, é preciso ter concluído o módulo básico.
http://www.fatimanews.com.br/

Alimentos & Bebidas
Artesanato
Turismo