Curso de elaboração de vinho artesanal em Pedras Grandes

A Epagri, em parceria com a Prefeitura Municipal de Pedras Grandes, Associação Cultural Goethe, Restaurante e Pousada da Imigração e Associação dos Produtores de Uva e do Vinho Goethe (Progoethe) realizaram nos dias 10 e 11 de dezembro, a primeira etapa do Curso de Elaboração de Vinho Artesanal, em Azambuja, município de Pedras Grandes e foram abordados temas como colheita da uva, qualidade da matéria prima, desengace, sulfitagem, esmagamento, fermentação alcoólica, remontagem, descuba, prensagem e mistura do vinho prensa.
Durante a abertura, o prefeito Antônio Felippe Sobrinho falou sobre a importância das capacitações, principalmente na vinicultura artesanal que faz parte da história da colonização do município que vem se consolidando como uma região turística. O presidente da ProGoethe, Renato Damian, lembrou a importância dos municípios que compõe o território dos Vales da Uva Goethe trabalharem juntos para o desenvolvimento e crescimento desta região que constitui a primeira Indicação Geográfica (IG) de Santa Catarina.
Para o extensionista da Epagri, Eusébio Pasini Tonetto, que coordenou o curso, o evento serviu para criação do grupo temático do vinho artesanal, que receberá da Epagri em 2014 uma sequência de atividades técnicas visando a melhoria e o aprimoramento das técnicas de vinificação, sendo que em janeiro será implantado uma unidade de vinificação na Pousada da Imigração para que os produtores possam acompanhar, na prática, todas as etapas de vinificação. O enólogo da Epagri, Stevan Grutzmann Arcari, que ministrou o curso, lembrou que a segunda etapa teórica será realizada no final de fevereiro onde serão abordados temas como a fermentação malolática, trasfegas e sulfitagem, amadurecimento, cortes, estabilização, filtragem e engarrafamento.
Os produtores que participaram do evento avaliaram positivamente, estão motivados e pretendem participar das próximas etapas.
http://www.adjorisc.com.br

Alimentos & Bebidas
Artesanato
Turismo