Curso de Cooperativismo e Associativismo é realizado


INCENTIVO A Casa Familiar Rural - CFR São Domingos de Caibi realizou o curso de cooperativismo e associativismo com jovens das Casas Familiares Rurais de Iporã do Oeste, Riqueza, Guaraciaba e São José do Cedro
CAIBI - A Casa Familiar Rural - CFR São Domingos de Caibi realizou, na última semana, entre os dias 31 a 04, o curso de cooperativismo e associativismo em parceria com a Associação das Casas Familiares do Sul - Arcafar-Sul e Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa.
Na segunda-feira, dia 31, aconteceu à abertura do curso onde se fizeram presentes representantes do poder legislativo, secretária da educação, sindicato dos trabalhadores rurais e cooperativa A1, que são parceiros da CFR de Caibi. Após abertura se iniciou os trabalhos com o Coordenador pedagógico da Arcafar/SC, José Luiz Lorenzini.
Na terça-feira, dia 1º, foram realizadas palestras pelo diretor e representante da União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária - Unicafes, onde foram abordados assuntos relacionados à importância da união do cooperativismo, reforçando a agricultura familiar e seus sucessores.
Na quarta-feira, dia 02, o secretário de administração e finanças do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caibi, Mauro Rigon, apresentou os trabalhos e funcionamento do sindicato e a importância da associação desta entidade. Em seguida o médico veterinário, Dauber Bressan, falou aos jovens sobre os projetos que a Cooperativa de Agricultores e Produção Agroindustrial e Familiar - Coapafac de Caibi vem desenvolvendo.
Na quinta-feira, dia 03, a Cooperativa A1 esteve representada pelo coordenador de promoção social, Lucinei Rodrigo Bohn, onde foram abordados os principais conceitos e aspectos do cooperativismo, fazendo um resgate histórico desde o seu início. Em seguida também se falou sobre os valores e princípios que norteiam o sistema cooperativista.
Bohn destacou ainda os principais aspectos de trabalho e funcionamento da organização, contemplando desde a organização do quadro social, aspectos de faturamento e investimentos, bem como dos projetos sociais desenvolvidos. Estas atividades desenvolvidas pelas Casas Familiares Rurais são muito importantes, pois os filhos e filhas de agricultores contam com um estudo de qualidade focado nas empresas rurais, enfatiza.
Ele acrescenta que ações como estas trazem benefícios para os jovens e famílias envolvidas. A sociedade por meio das cooperativas, sindicatos, associações e órgãos públicos devem sempre apoiar, pois é uma forma de investir e incentivar a atividade agrícola, que é predominante e muito forte em nossa região, argumenta.
A diretora/professora da CFR de Caibi, Alair Maraschini, destaca que o objetivo do curso foi de levar conhecimentos aos jovens rurais sobre diversos assuntos. Temos que agradecer a todos os colaboradores que deram sua contribuição para que o curso acontece-se com sucesso, pois a formação para nossos jovens é importante para o desenvolvimento da sociedade, finaliza. Estiveram presentes as Casas Familiares Rurais de Iporã do Oeste, Riqueza, Guaraciaba e São José do Cedro.
http://www.adjorisc.com.br/

Alimentos & Bebidas
Artesanato
Turismo