Curso

Artesãs participam de capacitação sobre desenvolvimento de peças em crochê
As aulas seguem até esta quinta-feira (14)
A criatividade de unir linhas, aprimorar pontos, combinar cores e aperfeiçoar texturas são algumas das propostas da oficina Desenvolvimento de Produtos em Crochê ministrada pela designer Adriana Yazbek para artesãs da Paraíba. A capacitação é disponibilizada pelo Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), e acontece na sede da Funetec-PB, em João Pessoa.
As aulas começaram na segunda-feira (11) e seguem até esta quinta-feira (14) com a participação de 27 artesãs dos municípios de João Pessoa e Campina Grande que almejam melhorar as técnicas aplicadas na confecção de peças.
A designer já esteve na Paraíba, em 2008, quando ministrou o curso de reciclagem de papel no Jardim Botânico, mas foi durante a participação do PAP na Craft Design em São Paulo que Adriana Yazbek conheceu a riqueza do artesanato paraibano. Ela atua em São Paulo e dá cursos de capacitação em artesanato promovidos pelo Governo Federal em todo o país.
Eu trouxe linhas básicas e não aquelas incríveis que encobrem pontos, pois quando eu for embora elas devem continuar aqui aplicando os conceitos que aprenderam. Quero mostrar que elas podem trabalhar com contrastes, tons sobre textura e fazer com que entendam que se elas fazem peças criativas e diferenciadas não terão concorrência e ainda vão agregar maior valor aos produtos, enfatizou a designer.
As capacitações visam melhorar a qualidade dos produtos para que os artesãos desenvolvam suas coleções e assim possam sobreviver de sua arte. Muitas vezes o que verificamos são artesãs que dominam as técnicas, mas têm dificuldade em desenvolver seus produtos. Peças bem acabadas certamente serão melhores comercializadas durante as feiras e salões e, consequentemente, as famílias conseguirão um melhor rendimento financeiro.
http://www.paraibatotal.com.br

Alimentos & Bebidas
Artesanato
Turismo