Consultorias de design serão oferecidas aos artesãos

Gabriela Carloni
Alianças são de tucumã e jarina com prata; trabalho consiste na junção de metais nobres com elementos da natureza. Do artesão Alexander Basto (Foto: Arquivo Pessoal)
O Sebrae, em parceria com o governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul), está realizando um repasse de metodologia para formar um banco de auxiliadores que prestarão serviços de consultorias de design para os artesãos. A seleção de consultores vem sendo realizada na Fundação Elias Mansour (FEM) desde o dia 18 de novembro, e se estende até este sábado, 23.
Nesta primeira etapa os candidatos - alunos e profissionais das áreas de arquitetura, design e publicidade - estão participando de uma capacitação que visa identificar a situação da atividade artesanal atual e as características regionais nas quais estão inseridos.
Posteriormente os participantes que se encaixarem no perfil requisitado, darão consultorias a partir de 2014 diretamente nas comunidades, sensibilizando sobre a importância de inovar, buscando novas coleções inspiradas na regionalidade por meio de informações de mercado, tendências e valores.
Mazarelo Carneiro, designer de produtos, foi convidada para mediar o repasse de metodologia. Não é um curso para formar designers, e sim um impulso para que designers busquem competências para fomentar o setor de artesanato.
Futuros consultores de designer que contribuirão para enriquecer o trabalho dos artesãos (Foto: Assessoria Setul)
Alexander Basto, artesão no segmento de biojoias cadastrado pelo Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), se diz motivado com mais esse incentivo que vai dar uma nova perspectiva aos produtos e às possibilidades, abrindo mais o leque de clientela por meio dos estudos de mercado.
De acordo com Simone Nascimentto, coordenadora do artesanato na Setul, o setor é renda para milhares de famílias no estado, e já passa de 850 o número de carteiras entregues pelo programa de Sicab.
O programa de cadastramento é realizado pelo Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e tem como parceiro o governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setul) que realiza o cadastro e a entrega das carteiras, garantindo a condecoração a partir dos beneficiamentos do registro.
http://www.agencia.ac.gov.br

Alimentos & Bebidas
Artesanato
Turismo