Arte dos Reis promove oficina de Design

Arte dos Reis promove oficina de Design
A identidade regional é o diferencial dos produtos artesanais e uma das vocações do segmento, é ser um ícone representante do local onde é produzido. Neste sentido, a cooperativa Arte dos Reis promove a Oficina de Design ministrada pela artista e designer carioca Paula Mendonça para 50 artesãos participantes do Programa de Valorização do Artesanato da cidade. O objetivo do trabalho qualitativo é apresentar ao artesão a importância de entender e utilizar a cultura e a riqueza local para aplicação em seus produtos, além de agregar mais valor as peças já que podem expressar a vasta identidade cultural local.
O trabalho de pesquisa passa também pelos artesãos realizarem visita cultural guiada, pela historiadora Ana Maris de Figueiredo Ribeiro, ao corredor turístico do centro histórico de Angra. A principal proposta é mostrar que a cidade é riquíssima em história, patrimônio, símbolos, personagens, lendas e costumes diversificados que são fundamentais para ampliar a inspiração dos artesãos e fazer com que as peças produzidas sejam um forte marco da identidade angrense.
A riqueza natural abundante da baía da Ilha Grande emoldurada pela mata atlântica, também é trabalhada como fonte de inspiração pelos artesãos, assim como a plural arquitetura da cidade que tem fundamental importância para o artesanato se tornar um veículo voltado à disseminação da cultura regional.
O objetivo, ao final da oficina de Designer, é que sejam produzidos protótipos de produtos iconográficos, redesenhados, com design aplicado e foco no mercado. Esses produtos estarão em exposição na terceira edição da mostra temática Yes, nós temos banana!, que ocorre no período de 16 a 27 de setembro próximo, na Casa Laranjeiras, em Angra dos Reis.
A oficina de Design é uma das ações do Programa de Valorização do Artesanato de Angra dos Reis patrocinado pela Petrobrás.
http://www.avozdacidade.com/

Alimentos & Bebidas
Artesanato
Turismo