Começa nesta quinta-feira a 4ª edição do Festival Gastronômico do Conde

A quarta edição do Festival Sabores e Saberes do Conde, município do litoral sul paraibano, tem início nesta quinta-feira (20) com a participação de 13 restaurantes e artesãos locais.
O evento visa implementar o turismo e aquecer o movimento nos bares e restaurantes durante dois finais de semana e termina no próximo dia 1º de Maio (Dia do Trabalho).
Durante o período, os restaurantes irão oferecer pratos especiais, elaborados especialmente para o festival.
O lançamento do evento ocorreu na tarde da terça-feira (18) com as presenças da prefeita Marcia Lucena, da presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, e autoridades locais, imprensa e empresários.
De acordo com o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Conde (ACIC), André Neves, entidade empresarial que organiza o festival, cada um dos 13 estabelecimentos participantes do evento criou um prato exclusivamente para o festival que será destaque no seu cardápio durante os 12 dias do evento.
André Neves explica que o Festival Sabores e Saberes do Conde pretende também agregar novas experiências à gastronomia da região.
“Nesta quarta edição tivemos o desafio de vencer as dificuldades criadas pela crise econômica. Mas, o evento vai acontecer firmando-se como um dos principais atrativos para aumentar a demanda de turistas. O festival tem o objetivo de fomentar esse fluxo na baixa estação”, disse.
Edição de 2018 – A prefeita do Conde, Marcia Lucena, anunciou que está formatando o projeto Gastro-Didático para o próximo ano como forma de apoiar a realização da 5ª edição do Festival Sabores e Saberes.
Ela disse que a organização e realização do festival irão continuar sob a responsabilidade da ACIC, mas que a prefeitura vai unir a prática e conhecimento dos chefes com os habitantes do Conde.
“Esse intercâmbio entre os setores é fundamental para todos os setores da nossa cidade. Essa troca de experiências é muito importante. Nossa ideia é que os chefes adotem escolas municipais, levando aos estudantes seus conhecimentos para a utilização dos produtos agrícolas produzidos em nossa cidade, que é grande e desconhecida pela maioria da população. O Conde não se limita às praias. Estaremos agendando uma reunião com todos os setores envolvidos”, prometeu.
O presidente da ACIC, André Neves, confirmou o interesse da prefeitura do Conde em apoiar a próxima edição do Festival e destacou que a “gastronomia proporciona aos turistas e moradores uma vivência real dos hábitos e costumes da comunidade. Não tenho dúvidas que com esta nova fase o nosso festival vai crescer ainda mais”, garantiu.
Programação cultural – É outra atração à parte da quarta edição do Festival. Os organizadores irão homenagear os artesãos locais. Na abertura, na última terça-feira, vários deles puderam expor seus produtos.
“Queremos divulgar a arte da boa comida e serviços, aliados a simplicidade, integração social e disseminação cultural que num feriado as pessoas gostam de ir a restaurantes comemorar, descansar e apreciar um prato especial”, explicou o empresário
A lista de estabelecimentos e os pratos apresentados
Filé a parmegiana tradicional – Beach Hotel Jacumã;
Bacalhau à Brás – Tropicália Cafeteria;
Leveza do Mar – A Creperia;
Sabores de Jacumã – Restaurante dos Sabores;
Lampião na praia – Corisco;
Tártaro Burguer – Carpe Diem Hamburgueria;
Peixinho Danado – O Púkaro;
Manjar do Conde – Carpe Diem Restaurante;
Pizza Pan Safari – Pizzaria Safari;
Terra Mar – Turek Grelhados Bar;
Frango Indiano – Restaurante Tulipas;
Medalhão a Chateaubriand – Restaurante Canaã;
Tropicália à La Naroka – Tropicália Restaurante

Fonte: Paraíba Online - https://paraibaonline.com.br/comeca-nesta-quinta-feira-a-4a-edicao-do-festival-gastronomico-do-conde/

Alimentos & Bebidas
Artesanato
Turismo