Começa hoje o Festival Gastronômico Terê Oxente

Começa nesta sexta-feira, dia 28, e segue durante todo o final de semana, o primeiro Festival Gastronômico de Terezópolis, o Terê, Oxente! A cidade, localizada na Região Metropolitana de Goiânia a 30 quilômetros da capital, tem expressiva população composta por imigrantes nordestinos, por isso a referência à culinária regional.
Durante os três dias, 28 a 30, das 19 horas até a meia-noite, a cidade recebe uma programação repleta de atrações na Praça da Matriz, com destaque para os pratos da típica culinária nordestina. Estão programadas apresentações de dança de grupos folclóricos, literatura de cordel, e muita música nos ritmos do xaxado, baião, maracatu e forró. O Festival integra as comemorações dos 25 anos de emancipação do município.
Além disso, oficinas de preparação para o festival estão capacitando os participantes. Artesãos locais ficaram responsáveis pela criação das peças iconográficas que estarão expostas e também serão comercializadas em estande exclusivo. Com destaque, o chapéu de Lampião, que será peça obrigatória do figurino da equipe que trabalhará no evento.
As escolas das redes municipal e estadual estão envolvidas no trabalho para a produção do cordel, um tipo de poema popular impresso em folhetos e pendurado em varal. O material produzido pelos alunos estará em exposição no estande destinado a exibição da arte, uma das mais expressivas manifestações da cultura tradicional do Nordeste do País.
Em solenidade no Palácio das Esmeraldas, o governador Marconi Perillo fez o lançamento do Festival, que integra o Circuito Gastronômico Goiás, contemplando ainda outros municípios: cidade de Goiás, Caldas Novas, Alto Paraíso, Goiânia, Trindade e Santo Antônio de Goiás.
Fonte: Goiás Agora - http://www.goiasagora.go.gov.br/comeca-hoje-o-festival-gastronomico-tere-oxente/

Alimentos & Bebidas
Artesanato
Turismo