À procura de renda extra? Baixada oferece cursos de produção de ovos de Páscoa

A confecção dos produtos artesanais estão com inscrições abertas em algumas cidades
Nos tempos em que a crise e o desemprego ditam índices amargamente indesejáveis, o período da Páscoa, a ser comemorada em 27 de março, vem para trazer melhorias a este cenário. Em algumas cidades da Baixada Santista, são oferecidos cursos para a confecção dos tradicionais ovos de chocolate, além das colombas pascais. Aprender a fazer esses itens pode ajudar a garantir uma renda extra a quem está precisando ou, até mesmo, economizar na hora de presentear amigos e parentes.
Itanhaém está com inscrições abertas para as oficinas. Serão formadas duas turmas com 20 alunos. O primeiro grupo começará as aulas no dia 7 de março. O curso terá instruções tanto para confecção de ovos de Páscoa tradicionais, quanto para novas opções, como a versão para comer de colher. Além disso, os alunos vão aprender a fazer pão de mel, cupcakes decorados, trufas e bombons.
São Vicente também tem aulas para a fabricação de ovos e colombas. A iniciativa faz parte do programa Padaria Artesanal, que oferece 24 vagas, distribuídas em duas turmas. O curso terá oito horas de duração e começa a partir do dia 6 de março. As inscrições são voltadas para pessoas maiores de 18 anos, e abriram na quarta-feira (24).
Em Cubatão, há vagas disponíveis para aprender a preparar bolos decorados, entre outras opções gastronômicas para a Páscoa. As inscrições para o projeto Padaria Artesanal vão até esta sexta-feira (26). As aulas começam no dia 7 de março e têm carga horária de até 60 horas. E a idade mínima dos alunos é de 14 anos.
Em Bertioga e Guarujá, não haverá oficinas para a produção de ovos de Páscoa. Já em Santos, as inscrições para os cursos de Panificação Artesanal: Delícias de Páscoa foram encerradas no último dia 19, sendo divididas em quatro turmas, nas 80 vagas disponibilizadas.
Procurada, a Prefeitura de Peruíbe não respondeu aos questionamentos da Reportagem.
Outras opções
Praia Grande não tem curso específico para quem deseja aprender a fazer ovos ou guloseimas para a Páscoa, mas há iniciativas relacionadas ao período, como curso de confecções de biscuit, pintura em tela, artesanato em material E.V.A., patchwork e patch apliquê, onde os alunos trabalham preparando peças diversas referentes à data. Menores de idade também podem participar, mas com a autorização dos pais ou responsáveis.
Assim como Praia Grande, Mongaguá também conta com as oficinas. As pessoas cadastradas nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e nos Centros de Integração da Família (CIF) podem receber um certificado pela produção de pães artesanais, doces e salgados. E todas as atividades poderão ser aproveitadas para datas comemorativas, como é o caso da Páscoa.
Confira os locais de inscrições abertas para as oficinas
Cidade: Cubatão
Local: Fábrica da Comunidade
Endereço: Avenida Nove de Abril, N° 1775, Centro
Documentos necessários: Cópia do RG, uma foto 3X4 e o comprovante de residência.
Maiores informações: (13) 33723822 / 33752715
Cidade: Itanhaém
Local: Fundo Social de Solidariedade
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9 às 11 horas e das 13 às 16 horas
Documentos necessários: RG, comprovante de residência. O interessado também deverá levar um pacote de fralda geriátrica tamanho XG.
Endereço: Rua Cunha Moreira, 61, Centro, Itanhaém
Informações: (13) 3427-5068.
Cidade: São Vicente
Local: Fundo Social de Solidariedade
Horário de funcionamento: das 9 às 11h45 e das 13 às 16h45
Documentos necessários: comprovante de residência, RG e uma foto 3x4.
Endereço: Rua Benedito Calixto, 205, Centro, São Vicente - SP
Informações: (13) 3427-5068.
Cidade: Praia Grande
Locais: Programa de Integração e Cidadania (PIC) Centro de Apoio à Família do Educando (CAFE).
Documentos necessários: cópias e originais de documento de identidade com foto, comprovante de endereço e uma foto 3x4.
Informações: (13) 3496-5039.

atribuna

Alimentos & Bebidas
Artesanato
Turismo